Associe-se

Vantagens e Serviços

Vendas realizadas à pessoa jurídica

Assim como no momento em que se realiza uma venda a qualquer consumidor pessoa física, o lojista deve tomar as devidas cautelas, como verificação de assinaturas, consulta prévia ao SPC e conferência de documentos, o mesmo também é válido para vendas efetuadas à pessoa jurídica. Aliás, em tais casos, a cautela deve ser ainda maior, principalmente no caso de vendas à prazo, com cheques, ou através da emissão de duplicatas ou em que haja o reconhecimento da dívida por parte do responsável pela empresa.

Explica-se. Ao contrário da pessoa física, que até prova em contrário é capaz para praticar os atos civis, dentre elas a compra de mercadorias e aquisição de serviços, a pessoa jurídica só pode contrair obrigações na forma predeterminada em seu contrato social ou estatuto. Assim, no momento do recebimento de um cheque, emissão de uma duplicata, assinatura de um contrato, o credor deve ter o zelo de verificar as informações do devedor, tais como:

– Verificar no contrato social ou estatuto, quem na empresa pode assinar cheques, contrair dívidas ou assinar contratos, ou seja, verificar quem ou quais são os administradores da mesma;

– Efetuar a consulta prévia do CNPJ junto ao banco de dados de sua CDL, a fim de evitar futuras surpresas, bem como efetuar a consulta do CPF de seus sócios. Tal medida visa resguardar a cobrança de eventuais futuras dívidas;

– SEMPRE, solicitar cópias do Cartão de CNPJ, CPF do representante legal da empresa e efetuar o cadastro completo da empresa.

Apesar de mais burocrática, a venda para pessoa jurídica é mais passível de fraude, por isso todo zelo e cuidado devem ser tomados, mesmo quando se tratar de “empresa de amigo”.

Tais medidas visam assegurar a venda, evitando problemas posteriores.

 

BENEFÍCIOS AO ASSOCIADO

 · Departamento de cobrança

Criado em Nov/2009 especialmente para atender aos anseios do associado, atendimento de segunda-feira à Sábado.

· Departamento Jurídico

Serviço gratuito altamente qualificado agendando para orientação e consulta verbal nesta CDL com o advogado especialista em Direito Empresarial Lauro Mor Cardoso Júnior (OAB/SC 13441);

Caso, após a consulta gratuita, o Associado decida contratar os trabalhos de defesa / ações / acompanhamento em Órgão etc., precisará negociar honorários na forma da Tabela da OAB/SC, recebendo desconto se estiver em dia com suas obrigações nesta CDL.

·        Departamento de cobrança

·        Departamento Jurídico (orientação verbal gratuita para associados, e contratação conforme Tabela)

·        Registro de SPC, Cheque e alerta (pessoa física e jurídica)

·        Declarações

·        Promoções e eventos

·        Cursos, treinamentos e Workshop

·        Convênio Unimed

·        Material Adesivo

·        Serviço de Mala Direta